Aos 15 dias do mês de novembro do ano de 1999, um conjunto de boémios e inspirados estudantes da Escola Superior de Enfermagem de São João formam a Tuna Académica de Enfermagem de São João (TAESJ). Inicia-se um trajeto de sucesso marcado por diversas atuações em que se percorre o país de Norte a Sul.
Em 2005, a TAESJ dá mais um passo importante ao internacionalizar-se numa digressão por terras de Espanha. Em 2006, antecipando a fusão das três escolas públicas de enfermagem do Porto (ESEnf. Cidade do Porto, ESEnf. D. Ana Guedes e ESEnf. São João) e perante os Leões Académicos, símbolo mais representativo da Academia do Porto, a tuna recria-se como Tuna Académica de Enfermagem do Porto (TAEP), abrindo uma nova página na sua história, mas sempre transportando em si, sete anos de saber e tradição de várias gerações de tunos.
Entre as inúmeras atuações, cada uma com algo para contar, salientam-se as presenças da TAESJ, e mais recentemente da TAEP, no mundo televisivo, contando com atuações em programas da RTP e do Porto Canal, nomeadamente associadas às comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro. Com presença frequente em festivais e encontros de tunas, a TAEP mostra-se igualmente participativa em eventos comemorativos e de cariz solidário em parceria com diversas instituições e associações, divulgando o seu nome e espírito por todo o país. Recentemente, em março de 2018, a TAEP fez história ao rumar ao arquipélago dos Açores, à ilha Terceira. Aqui, e durante quatro dias, a tuna participou na décima terceira edição do aclamado ‘CICLONE – Festival Internacional de Tunas da Cidade de Angra do Heroísmo’ espalhando o espírito boémio e típico da cidade do Porto num convívio constante com tunas de todo o Portugal. Em 2019 tivemos oportunidade de marcar presença em vários festivais nos quais apresentamos em palco e fora de palco o gosto pela música e a nossa qualidade musical assim como, o nosso espírito de pertença. Nesses festivais tivemos a alegria de poder trazer para casa prémios de melhor tuna, tuna mais tuna, melhor estandarte, melhor pandeireta, melhor solista e melhor instrumental. Ainda no ano de 2019 tivemos oportunidade de sair da invicta e viajar a Mirandela para a participação de mais um festival.
Uma das tradições de que mais nos orgulhamos e que transportamos da nossa predecessora é a organização do FARDAS – Festival Académico Recordando Donzelas Amizades e Serenatas, que se mantém como um dos mais emblemáticos certames de tunas a nível nacional, devido à singular interação do público com as tunas presentes. Após a realização da XIV edição do FARDAS em 2019, começaremos, assim que possível, os preparativos para aquela que será uma estrondosa XV edição.
Somos a Tuna Académica de Enfermagem do Porto, unidos pela música, diversão, boémia, amizade e uns quantos incidentes e segredos sórdidos que para sempre irão perdurar nas nossas memórias. Quase 21 anos depois, a TAEP vê a sua história escrever-se e reescrever-se todos os dias a cada acorde de uma guitarra.
Trazemos na alma a agitação e a beleza da Ribeira e a força e raça desta nossa velha, mui nobre e sempre leal e Invicta Cidade do Porto, orgulhando o nosso lema…
Set Enfermares, Cantares et Bebedares
Tuna Académica de Enfermagem do Porto