O Grupo de Fados de Enfermagem Porto (GFEP) é fundado a 27 de setembro de 2012, no seio da Escola Superior de Enfermagem Porto, onde é reconhecido como grupo oficial, representante da sua vida académica e estudantil.
A 10 de março de 2014, o GFEP é apresentado, pela primeira vez, à Academia do Porto, perante a Fonte dos leões, pela mão do Grupo de Fados de Medicina do Porto.
Ao dia 21 de outubro de 2019, no Largo Amor de Perdição e perante a Academia do Porto, fizeram-se ouvir os primeiros acordes de guitarra do Grupo de Fados de Enfermagem Porto, naquela que foi a sua primeira Serenata de Receção ao Caloiro da Academia do Porto.
Mais tarde, carregando o fado na voz, fez-se representar na Monumental Serenata da Queima das Fitas 2020.
A 2 de abril de 2018 o Grupo de Fados de Enfermagem Porto é apadrinhado pelo Literatus – Grupo de Fados da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a 9 de abril do mesmo ano é batizado na Fonte dos leões, sendo reconhecido pela Academia do Porto como um dos seus grupos de fados.
Desde a sua fundação, o Grupo de Fados de Enfermagem Porto tem-se apresentado dentro e fora do meio académico e estudantil, de lés-a-lés do país e até mesmo além-fronteiras, movidos pelo gosto pela Canção e Guitarra de matriz coimbrã, mas também pela criação e composição de novos cancioneiros, sempre com muita amizade e companheirismo à mistura.