
Passado e presente do espaço museológico
Na década de 90 um grupo de enfermeiras professores da Escola Superior de Enfermagem de São João, na tentativa de preservar e transmitir a história da Instituição às novas gerações e comunidade, propôs à Direção a criação de um pequeno espaço onde se pudesse concretizar esse desejo.
No ano de 1993 a Direção da Escola solicitou a concretização dessa intenção à Professora Lourdes Santos. Assim, surgiu um espaço onde foram reunidos: a história documental da Instituição, os materiais utilizados no desenvolvimento pedagógico do ensino teórico e prático da enfermagem e algumas peças decorativas da Escola e do Lar (Álvares Cabral).
Posteriormente, para dar continuidade a este projeto, foi designada uma equipa de trabalho, constituída por elementos de diferentes áreas de desempenho da Escola. O espaço foi sendo enriquecido com objetos relacionados com a prática de cuidados de enfermagem, dos serviços administrativos, das Tunas Académicas, da Associação de Estudantes, peças decorativas do lar (Dr. António Bernardino de Almeida) e objetos oferecidos. Anexou-se, simultaneamente o arquivo inativo e criaram-se condições para trabalho de pesquisa, nomeadamente aos estudantes com o objetivo de tornar a sala museu um espaço vivo.
O decreto-lei 175/2004 de 21 de Julho, determina a fusão das Escolas Superiores de Enfermagem Públicas, do Porto: Escola Superior de Enfermagem D. Ana Guedes tornada oficial em 1977, Escola Superior de Enfermagem de São João criada no ano de 1954 e a Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto criada no ano de 1983. Da fusão, em 2007, resultou uma nova escola designada por Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). O espólio museológico das três escolas passa para o edifício polo de Álvares Cabral.
O Núcleo Museológico da ESEP revisita o passado com os olhos postos no futuro, cabendo-lhe um papel fundamental na divulgação e preservação da memória da Enfermagem como profissão. O Núcleo Museológico tem como objetivos:
- Contribuir para o enriquecimento cultural da cidade;
- Dar a conhecer ao público o espólio existente de forma a facilitar a compreensão da atividade do Cuidar em enfermagem ao longo dos tempos;
- Facilitar aos alunos a compreensão e motivá-los para o estudo da história de enfermagem;
- Promover uma dinâmica interativa;
- Desenvolver intercâmbio com outros núcleos museológicos.
O Núcleo Museológico passa então a estar sediado no palacete de Álvares Cabral (nº 384, Porto), ex-escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto.
Atividades desenvolvidas pelo grupo
O Núcleo Museológico da ESEP concretiza as seguintes atividades anuais:
- Dia Internacional dos Monumentos e Sítios;
- Dia Internacional dos museus;
- Dia Internacional do Enfermeiro;
- Dia da ESEP;
- Visitas guiadas;
Informações sobre inscrições para o grupo
O Gabinete de História e Memórias (GHM) propõe aos estudantes que pretendam integrar o Programa de Voluntariado, as seguintes atividades:
- Colaborar na inventariação, nomeadamente na história da peça e finalidade;
- Digitalizar fotos, cartazes, livros;
- Conservar as peças;
- Organizar a sala de depósito do acervo do museu.
Para além destas tarefas os estudantes podem propor outros trabalhos que gostariam de realizar e que respondam aos objetivos do GHM.
Após selecionado o trabalho/tarefa a desenvolver, o estudante indicará o horário que pretende realizar (de acordo com o horário do Pólo Cidade do Porto), entregando um cronograma.
As inscrições podem ser feitas por email dirigido à coordenadora do grupo: museu@esenf.pt
Visitas
As visitas ao Núcleo Museológico poderão ser realizadas às quintas-feiras, das 10:00 às 16:00 horas, sendo necessário fazer o respetivo agendamento através do email:museu@esenf.pt