ESEP Solidária

O Grupo ESEP Solidária, criado em 2013, é de cariz humanitário, social, sem fins lucrativos e em regime de voluntariado na ESEP.

Áreas de intervenção
Entre Portas: Acompanhamento a estudantes que, durante o percurso escolar, se confrontem com dificuldades económicas e/ou materiais.
Apoio à comunidade: Implementação de projetos de solidariedade social a partir das necessidades identificadas na comunidade, envolvendo outras entidades e toda a comunidade escolar.

Dinamizar ações de apoio à comunidade escolar com necessidades particulares;

Apoiar e orientar os estudantes para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, no sentido de minimizar algumas situações de risco;

Colaborar com o Núcleo de Apoio ao Estudante – Ação Social da ESEP, para minimizar as situações referenciadas;

Sensibilizar a comunidade escolar para uma cultura solidária;

Promover ações de voluntariado intra e extra comunidade escolar;

Fomentar a participação da comunidade escolar em atividades de voluntariado.

Contacto pessoal e confidencial com o estudante;

Acompanhamento individualizado;

Parceria com os recursos da comunidade para a minimização/resolução da situação-problema.

• Confidencialidade;
  • Solicitude;
  • Respeito;
  • Responsabilidade;
  • Disponibilidade;
  • Voluntariedade.

Apoio à Comunidade

Na freguesia de Paranhos – apoio a famílias carenciadas com distribuição gratuita de bens alimentares.

Na ESEP:

Recolha de roupa, calçado e brinquedos (contentor colocado junto ao campo de jogos);

Recolha de papel e cartão.

Campanha de recolha de bens alimentares, em períodos promovidos pelo BACF.

Ações de educação para a saúde no âmbito do Projeto de promoção para a parentalidade:

Cuidados ao Recém-nascido;

Massagem infantil;

Segurança e prevenção de acidentes;

Outros temas;

Campanhas de angariação de bens.

Divulgação para compra de bolachas e doces em épocas festivas.

Receção de tampas de plástico a favor de criança com Paralisia Cerebral – Tratamentos de reabilitação.

Parceiro Outubro Rosa.